O projeto de Ensino Mediado por Tecnologias do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) será apresentado nesta quinta-feira (6 de maio) em São Paulo como case de sucesso no Congresso RuralMAX 2010, o maior evento de Telecomunicações Rurais da América Latina. O congresso reúne iniciativas pioneiras na implementação de serviços de telecomunicações rurais no Brasil e América Latina.
O projeto do Amazonas atende desde 2007 alunos do Ensino Médio e Fundamental de municípios do interior do Amazonas através do sistema IPTV, beneficiando mais de 25 mil estudantes. O coordenador do Centro de Mídias, professor José Augusto de Melo Neto apresentará, no congresso, o trabalho desenvolvido pelo Estado do Amazonas. O RuralMAX 2010 é considerado o maior evento da América Latina no segmento, devendo apresentar uma série de novas tecnologias, muitas delas inéditas para o segmento rural. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Telecomunicações Rurais (Abrater), que conta ainda com o apoio de entidades como Abet, Abramulti, Abranet, Sucesu e Telcomp. Centro de Mídias Atualmente, mais de 25 mil alunos de mil comunidades rurais em todos os 62 municípios do Amazonas integram o projeto, que além de atender todas as séries do Ensino Médio, beneficia estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas do Centro de Mídias são geradas via satélite em Manaus para as comunidades rurais do Amazonas, por meio do sistema de IPTV – modalidade de videoconferência, com interatividade de som, imagens e dados. No estúdio do Centro de Mídias, em Manaus, professores especialistas ministram aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas, permitindo que os estudantes possam conversar e tirar suas dúvidas durante as aulas. Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Prêmios conquistados pelo Centro de Mídias A Secretária de Estado de Educação, Cínthia Régia, destacou que o resultado da ação pioneira do Amazonas em levar educação de qualidade às comunidades rurais rendeu grande visibilidade ao Estado. Segundo ela, na trajetória de três anos de atividades o Centro de Mídias já recebeu importantes prêmios, dentre os quais: o “E-learning Brasil versões 2008/2009 e 2009/2010 (São Paulo)”, o “Learning Impact Awards 2009 (Barcelona-ESP)” e o “Wise Awards 2009 (QATAR)”.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Jogos estudantis reúnem 23 escolas públicas da zona leste de Manaus
Nesta quarta-feira (5 de maio), as escolas públicas estaduais da Zona Leste de Manaus iniciaram seus jogos estudantis. Os Jogos são uma realização da Coordenadoria Distrital de Educação 5 e mobilizarão aproximadamente mil estudantes da rede pública estadual de ensino. A abertura oficial das competições foi realizada no Núcleo ‘Jovem Cidadão’ da Escola Estadual Manoel Rodrigues (bairro Armando Mendes) e contou com a participação da Secretária da Seduc, professora Cínthia Régia. Segundo a Coordenadora do Distrito 5, Nazaré Vicentim, no decorrer do mês de maio, um total de 23 escolas da Seduc e aproximadamente mil estudantes participarão das competições nas modalidades de futebol de campo, futsal, handebol, volei de quadra, volei de areia, queimada, atletismo, xadrez e tênis de mesa, nos naipes masculino e feminino. De acordo com a coordenação do Distrito 5 (Zona Leste) as equipes campeãs serão premiadas com medalhas, troféus e também estarão automaticamente classificadas para os Jogos Escolares do Amazonas de 2010 (Jeas) Difundidos e coordenados anualmente pela Seduc, os jogos estudantis têm o objetivo de incentivar a participação dos alunos nas atividades escolares e mostrar a importância da prática esportiva para o desenvolvimento do cidadão.
Assinar:
Postagens (Atom)