Através do convênio, as escolas podem contar com orientações sobre o Sistema de Ensino Aprende Brasil, o Material Didático Integrado e o Portal Aprende Brasil (http://www.aprendebrasil.com.br), espaço onde a Secretaria de Educação e as escolas integram a internet aos ambientes de aprendizagem.
Para que o trabalho seja ainda mais eficiente, educadores, gestores e técnicos também recebem formação, por meio de cursos de formação realizados periodicamente. Além disso, os docentes têm à sua disposição assessoria pedagógica e acompanhamento permanente, seja presencialmente, via e-mail, fax e telefone.
Todas essas ferramentas educacionais, disponíveis na EE Roxana e em toda a rede estadual de Ensino Médio de Manaus, colaboraram para uma das grandes conquistas da escola. No início de maio, a instituição vai passar pela última etapa que garante a Certificação ISO 9001, que comprova a qualidade do ensino através da adoção de modelos pedagógicos capazes de estimular e valorizar a discussão de temas atuais pertinentes à educação brasileira, promovendo a formação de cidadãos e profissionais para o mercado de trabalho.
De acordo com a diretora da EE, Francisca Cunha Lima, o índice nulo de reprovação registrado no ano passado, os trabalhos realizados com a comunidade escolar e a melhoria na qualidade do ensino com a adoção do Sistema de Ensino Aprende Brasil tiveram grande contribuição para conquista. “A capacitação dos nossos professores e as orientações de como trabalhar com o material disponibilizado pela metodologia foram subsídios essenciais para o upgrade na qualidade do ensino e aprendizagem da nossa escola”, destaca.
Catia Cristina Gomes, coordenadora regional do Sistema, acredita que a certificação da escola é o resultado de um longo processo de desenvolvimento e aprimoramento de ações que qualificam o ensino, a aprendizagem e as buscas de toda a equipe que ali trabalha. Além disso, os alunos estão tendo a oportunidade de acesso a um material de qualidade e à tecnologia de ponta. “Quando penso em qualidade, penso sempre na qualidade social. E qualidade social, para mim, é dar melhores condições não só aos alunos, que diretamente são atingidos, mas para toda a comunidade. Essa escola faz isso”, enfatiza.
Na semana que vem, a coordenadora estará na escola para estabelecer um canal de diálogo com os pais e professores. A finalidade da reunião é a apresentação das ferramentas e recursos educativos utilizados por alunos, pais e professores atendidos pelo Sistema. O material disponibilizado pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil incentiva a pesquisa e a participação da família nas atividades propostas. “Escola e família são responsáveis pela educação da criança e do jovem, cada qual na sua função, mas ambos contribuindo para a construção da identidade, da autonomia, da cidadania dos alunos. Quanto mais estreitos forem os laços entre família e escola, mais eficaz será esse processo”, comenta Cátia.
Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 1.550 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 270 mil alunos de mais de 150 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.
O Sistema
O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo - uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país - desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. Atualmente, está presente em 1.550 escolas públicas espalhadas por 21 estados brasileiros e em mais de 150 municípios, fazendo a diferença na vida de 270 mil alunos.
O Sistema de Ensino Aprende Brasil é constituído de um conjunto de elementos que formam uma estrutura organizada e integrada: uma coleção de livros didáticos, um portal educacional (http://www.aprendebrasil.com.br) - no qual professores e alunos podem explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária e com toda a interatividade que só a internet pode oferecer - e assessoria pedagógica. Para que o trabalho seja eficiente, o corpo docente e técnicos também recebem formação, por meio de cursos sistemáticos.
Fonte:SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário